sexta-feira, 12 de setembro de 2008

HIPHOPORTO

São os graffittis de alguns dos melhores writers do país, os skaters americanos convidados e o breakdance que dão o arranque ao HipHoPorto, o festival dedicado ao hip hop que pela terceira vez toma de assalto a Praça da Casa da Música. Os sons são trazidos por DJ Pasta, Reflect, Skunk e Nerve, a que se junta a primeira presença feminina no HipHoPorto: Dama Bete. A mestre-de-cerimónias, natural de Moçambique mas em Portugal desde muito cedo, tem estimulado o hip hop feminino e lançou em Julho o seu primeiro álbum, De Igual para Igual.
Destaque para a actuação dos Mind Da Gap, considerados "a mais sólida formação de hip hop nacional" (Blitz), com um percurso de mais de uma década e que trouxe muito do dinamismo que caracteriza o hip hop nacional. A digressão "Dar o Máximo - 2008" devolve-os aos palcos e ao contacto com um público cada vez mais abrangente.
Outro dos momentos altos é trazido pelos Nigga Poison, que não se ficam pelo hip hop mas viajam também até ao reggae, ska, dancehall, ragga ou socca. Formados pelos MCs Karlon e Praga, têm conquistado o reconhecimento internacional, em especial depois do primeiro álbum Resistentes. Em português, inglês e crioulo de Cabo Verde, os textos transmitem uma mensagem interveniente, politicamente activa.
Esta edição do HipHoPorto traz uma novidade absoluta no país, uma Battle de MPC, homenageando um dos instrumentos de maior relevo na comunidade hip hop - o Midi Production Center, criado pela Akai. É a improvisação que domina esta sessão, trazendo os novos beats gerados em tempo real pelos produtores e expondo a sua criatividade.

Programa:
00:00 MIND DA GAP
23:00 NIGGA POISON
22:00 DAMA BETE
21:00 NERVE
19:00 MPC JAM SESSION
18:00 SKUNK
17:00 REFLECT
16:00 DJ PASTA


Um dos writers que vai estar a pintar é do Porto, chama-se Blast e esteve hoje a pintar na minha faculdade, a FDUP. Podem vêr algumas coisas dele no seu myspace.

Nota pessoal: A ideia da battle entre mpc's é muito boa; mas enfim, com tanto por onde escolher, e à excepção da novidade que constitui Dama Bete, que cartaz tão pobrezinho...

HIPHOPORTO MySpace

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)