domingo, 21 de setembro de 2008

Thug Life*

Por vezes a nostalgia funciona assim mesmo: de repente, sem preparação, sem sequer termos pensado no assunto, começamos a ser levados para um certo espaço, para um certo tempo, para um certo ambiente ou sentimento...
Hoje isso aconteceu-me quando dei por mim a rever os clips já vistos tantas e tantas vezes de Tupac Shakur. E então dei conta de como era estranho para mim, nos dias que correm, escrever sobre música de que gosto e nunca ter deixado nada sobre um rapper único. Genuinamente único, para o bem e para o mal.
Com todos os seus virtudes e defeitos, Tupac foi um Homem, um ícone da minha adolescência. A minha relação com Shakur foi um pouco como a que tive com outros heróis de infância, especialmente os políticos: numa primeira fase o deslumbramento e rendição total; numa fase seguinte a descoberta de que nem tudo eram rosas, a primeira recusa de tais espinhos e a triste resignação perante os factos; a terceira fase, porventura a mais rica (mas também a mais racional), a admiração consciente e ponderada por alguém que, como qualquer um, fez coisas que apreciamos e outras que nem tanto.
Talvez um dia aqui escreva de forma mais aprofundada sobre Tupac. Neste momento apenas me apetece corresponder a essa imediatividade nostálgica. Por isso aqui deixo alguns clips de um rapper, actor, poeta, activista. De um Homem, portanto.
Ora e como agora me apetece ser altamente parcial em relação a Tupac, vou colocar os clips com as letras que eu aprecio, com os pensamentos que me seduzem, com as imagens que me entusiasmam, com a consciência que me surpreende.

*The concept of "Thug Life" was viewed by Shakur as a philosophy for life. He developed the word into a backronym standing for "The Hate U Give Little Infants Fucks Everybody". He declared that the dictionary definition of a "thug" as being a rogue or criminal was not how he used the term, but rather he meant someone who came from oppressive or squalid background and little opportunity but still made a life for himself and was proud.

Dear Mama



California Love



Keep Ya Head Up



Brenda's got a baby



Changes



Do For Love



Until the End of Time



So Many Tears



Me against the World

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)