quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Marc Mac - Visioneers dirtyoldhiphop


Marc Mac (MM) é um produtor inglês que que faz parte dos 4hero, dupla da cena electrónica britânica que tem colaborado com nomes como Jill Scott ou Ursula Rucker.
A solo, MM tem desenvolvido projectos onde o soul, o jazz e o hip hop se entrelaçam de forma quase que melosa, no melhor sentido possível. Exemplo disso é o album visioneers - dirtyoldhiphop (2006), onde MM recebeu as colaborações na produção de Brad Somatik e Luke Parkhouse e contou ainda com a voz de Voice e de Capitol A em duas faixas. Replay e Funk Box, respectivamente.
O disco transpira qualidade, aliando os beats clássicos das caixas mpc com a instrumentalização melódica afecta aos timbres do jazz, do soul e do trip hop. O resultado final é um autêntico tranquilizante musical, com linhas suaves, electrónica esfumada, baixos sedutores como que suspensos no ar, teclas... bem, não saía daqui. De facto, MM usa e abusa da panóplia instrumental ao seu dispor. Nota particular ainda para Funk Box feat. Capitol A que, como o próprio nome indica, nos remete para o funk no melhor estilo, acompanhado do mc Capitol A falando um pouco sobre as raízes do hip hop. Outras coisas boas: Runnin', Ike's Mood I, The World is Yours, It's simple, Dirty Old Bossa Nova, Paul's Guitar Story, Rollin' for the ride, Hip know cypher.
Replay feat. Voice (primeira faixa do disco) é no entanto a minha preferida: arrisco-me a dizer que é, musicalmente falando, perfeita. Confiram:

Marc Mac visioneers Replay feat. Voice (o clip sugere precisamente aquela ideia de "tranquilizante" que eu referi)



Jazz used to be radical, that’s why hip hop producers used to sample it and rappers rhymed on it. I want to put Jazz back in the hands of hip hoppers.

Marc Mac

Marc Mac MySpace

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)