domingo, 13 de julho de 2008

gravado na pedra

O Street Scriptures surge como uma necessidade minha de ter um espaço onde falar de música a 100%, já que noutros blogs onde colaboro, o tempo de atena se divide em outras temáticas que não tanto a música. Por isso mesmo, não querendo desvirtuar outros recantos (inclusive o que me pertence a mim em exclusivo), ou simplesmente por querer ter um local onde possa musicar à vontade, decidi abrir este estaminé.
O nome Street Scriptures é também o nome do albúm de um dos artistas vivos que mais aprecio e que certamente muito será por aqui falado. Refiro-me a Guru e ao seu disco Version 7.0: The Street Scriptures (2005) em colaboração com o produtor e DJ Solar. Street Scriptures porque muito da boa música que hoje ouvimos e conhecemos teve origem nesses pedaços humanos onde a vida floresce: as ruas. As ruas da Europa, da América, de África... As ruas do mundo. As ruas onde o homem luta e conquista; onde o homem se apaixona; onde o homem cai; onde o homem cria verdadeiras... escrituras.
Grande parte da música que por aqui irei abordar teve a sua génese justamente no âmago da fauna popular que conhecia e conhece as ruas como a palma das suas mãos. Falo de blues, jazz, soul, funk, hip hop. E estes principalmente se pensarmos na história recente da América. Mas também o fado, o samba, o reggae ou o dub andarão por aqui a agitar as hostes, bem como tonalidades mais diversas.
Música! Passada, presente e futura.

Music is the answer(?)

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)