domingo, 13 de julho de 2008

primeiras honrarias



Fazendo jus ao primeiro post, e prestando a minha homenagem a Guru, deixo aqui um dos seus clips que mais me apraz, embora não seja do album que dá nome a este blog.
Trata-se da faixa Lifesaver, da colectânea JAZZMATAZZ. JAZZMATTAZ, Vol.1 (1993) define-se pela frase que vem na capa: an experimental fusion of hip hop and jazz. Destaque para colaboração, entre outros, de Donald Byrd (um "velho" do jazz americano e mundial) e N'Dea Davenport (famosa a solo ou com os The Brand New Heavies). Estávamos em 93; a partir daí uma avalanche jazzy invadiu o mundo rap. É em coisas como estas que um artista deixa um legado inelutável.
Gosto sempre de recordar da primeira vez que, sem querer, descobri esta relíquia. Estava em Lisboa a passar um fim de semana com um amigo em casa (que era alugada) da irmã deste. Depois da noite passada no bairro, acordámos a tarde e a más horas e perdemos a vontade de ir passear pela cidade. Na gíria, ficamos a ressacar. Ora neste marasmo caseiro, lembrei-me eu de vêr o que é que o senhorio da casa ouvia. Encontrei boas cenas: Kraftwerk, Rage Against the Machine, Gotan Project e... Jazzmattaz! A capa logo me colocou em sentido. A música a seguir fez o resto.

Guru - Lifesaver

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)