sexta-feira, 1 de agosto de 2008

(um) Ideal

Sam the Kid é dos artistas de música portuguesa que mais aprecio e admiro. Sempre que partilho esta ideia com algum amigo, é grande o espanto por gostar tanto de um rapper como gosto de Jorge Palma ou Sérgio Godinho. E isso, a meu vêr, só revela desconhecimento profundo no terreno.
Não me vou alongar muito sobre Sam the Kid pois a sua discografia, os seus concertos, os prestigiados convites lá de fora e as inúmeras colaborações com grandes artistas portugueses (caso de Carlos do Carmo, por exemplo) falam por si. Digo mesmo que não saber hoje o que é a música de Samuel Mira, é uma carência para todos os aficionados da boa música portuguesa. É que são tantos mas tantos os elogios dos mais variados quadrantes à arte de Sam que é só por manifesto preconceito que se pode desconhecer quem é e o que faz (o que é diferente de gostar, atenção). Falo em preconceito porque ainda hoje a fobia e a estereotipização que é feita à volta do Hip Hop é grande. É não perceber que se trata de uma arte multifacetada, de uma cultura própria que vai beber influências a muitas outras (pintura, dança, roupa, música, poesia) e que não deve ser menosprezada. Pelo menos enquanto não se tem opinião devidamente formada sobre o assunto.

Deixo aqui O Ideal, beat (já antigo) do oldschool Nel Assassin (um dos masters portugueses nos pratos) acompanhado pelo liricismo de Sam the Kid. Deixo também duas versões da música: a original, onde aparece o rapper Sagas no refrão; e uma mais recente, feita especialmente para a MTV. Nesta, o beat misturado por Cruzfade pertence aos míticos Souls Of Michief. Trata-se da faixa 93 'til Infinity, uma das melhores do seu disco de estreia (e uma das faixas mais emblemáticas do Hip Hop americano) com o mesmo nome datado de 1993.

Encontram a letra aqui.

Acordar e ver o sol no céu,
Selvagem é a imagem que eu tenho do meu
Cenário diário porque o elogio é prioritário
Mas tudo o que eu quero e chega é só o que é
necessário
Amar quem me ama, parentes e dama é o topo
E eu não poupo eu dou, por tudo e fico com pouco
No meu corpo saúde é o essencial
Sensivel a um decibel no silêncio total
Na criação eu preciso de tar só
Necessito da sensação dum sorriso da minha avó
Ter guita suficiente pa ser independente
Procurar o melhor, saír do praticamente
Ser feliz, na raiz, onde tudo começa
Ter cabeça na diferença, estar a par do que interessa
Manter os pés na terra, mãos à obra,
Olhos em movimento, atentos a qualquer manobra

Progressão ou não na escala numerosa
Ter profissão em função duma relação amorosa, hiphop!
É respira-lo é inspirar quem o faz
É transpira-lo e transporta-lo aonde quer que ele
viaje,
Sempre..! faço a promessa, cumpro e meço o compromisso
Business, aparece sem excesso de intrujisse
O ideal? é ser vivo, é ser livre, ser naif,
Só no meu livro, verídico, e dar o litro
Em formato impreciso, sabes que isso é de obriga
Não falecer sem fazer crescer uma barriga
Na altura ideal com moral e condições, (boy)
É admitir defeitos, controlar emoções
Valorizar actos sentidos, sem todos sabermos
Segredos, sem truques, sem tiques


O ideal? É no amor ser discreto, é respeitar o aspecto
É partilhar um afecto com alguém restrito






Sam the Kid MySpace

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)