segunda-feira, 13 de outubro de 2008

"A man of few words" 27 OUTUBRO CASINO LISBOA - "WE DROP BOMBS TOO!"*



No seguimento do texto anterior, e prestando tributo aos nomes que aí vêm encher Lisboa de rythm and poetry, inicio aqui uma rúbrica com crónicas dedicadas a cada um dos artistas. Assim sendo, hoje começamos por DJ PREMIER.

DJ PREMIER é um produtor e dj americano de hip hop. Um dos melhores de sempre, para mim. Um dos melhores na actualidade. Este aparente silogismo não o é, de facto. Porque é difícil ostentar esses dois títulos.
A solo, com os Gangstarr (fazendo dupla com Guru), ou produzindo para outros grandes artistas, DJ PREMIER deixou e continua a deixar uma marca muito própria no panorama do rap e jazz-rap americano, com naturais repercussões na cena europeia.
Primo, como é conhecido, é um verdadeiro autodidacta; um rato não da biblioteca mas de estúdio e das lojas de vinys. A produzir desde a década de 90 (para muitos a golden age do hip hop, a meias com a segunda metada da década de 80), Premier faz da música plasticina: toca-lhe, amassa-a, alisa-a, volta a amassar, compacta, desfaz, volta a juntar... enfim, brinca. Nesse tempo recreativo, aproveita várias cores e formas: hip hop, soul, funk, scratch, samples... Aos que clamam por instrumentos, Premier responde-lhes com vinys, samples, pratos e mpcs. É que fazer muito (tanto!) com pouco também é um estilo... e uma virtude.
Quanto ao seu método de composição enquanto produtor, este texto que encontrei na wikipédia descreve-o de forma cristalina:
Premier's signature style is, essentially, a two-bar break to make up the rhythms of his tracks, and a scratched chorus. (...) Premier usually creates a one or two-bar melody that repeats itself throughout the song, usually using a combination of orchestral and ambient samples. This template of simple repetition leaves plenty of room for the MC to spread out.
He has also shown innovation by playing unusual elements into rap songs (such as the bicycle bells in Group Home's "Supa Star" or the ambient nature sounds on Nas' "Nas Is Like"), and his wide range of instruments (the piano loop on Jay-Z's "D'Evils" and the strings on Rakim's "New York (Ya Out There?").

É incrível o rol de nomes que já recorreram aos seus dotes de mago. Só para nos apercebermos da dimensão do que tento expressar: Lord Finesse, Ice-T, Mobb Deep, KRS-One, Big Daddy Kane, M.O.P., Group Home, Bahamadia, Jeru the Damaja, Nas, Rakim, Notorious B.I.G., Mos Def, Afu-Ra, Big L, Dilated People, J-Live, Non Phixion, Snoop Dogg, Xzibit, Kool G Rap, .... E não saíamos daqui. E entretanto já terá dito o leitor: ei, mas isso é toda a velha guarda do hip hop! Pois, pois. E se agora eu disser que também já produziu para artistas tão diversos como a pop Janet Jackson ou o soulman D'Angelo? Pois!
Actualmente, Primo detém duas labels: a Year-Round Records e a HeadQcourterz Studios.

Como artista, e fora da dimensão musical estrita, Premier carrega consigo uma aura quase messiânica. Não é no entanto um one man show. Talvez porque é no background que estão os seus brinquedos favoritos: os pratos. Quanto ao tão desejado regresso dos Gangstarr, a resposta continua a ser a mesma: um desesperante nim. Enquanto isso, podemos ir escutando as suas colaborações e o album que aí vem: A Man of Few Words (no título deste texto).

É-me difícil escolher um clip ou um som de Premier. Tão difícil é, que não vou deixar um mas vários. Deliciem-se! Antes disso, deixo uma entrevista com o próprio:

DJ PREMIER interview



DJ PREMIER featuring Nas, Rakim, Kanye West & KRS-One - Classic



Gangstarr - Full Clip



Gangstarr - Mass Appeal



Gangstarr - Code of The Streets



Group Home - Supa Star



Group Home featuring Guru - The Legacy



Nas - Nas is Like



DJ Premier MySpace

*frase retirada da entrevista a Premier.

DJ Premier MySpace
Gangstarr MySpace

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)