domingo, 5 de outubro de 2008

Na rua com...



Madeleine Peyroux é uma georgiana que cresceu entre os Estados Unidos e a Europa, mais precisamente em Paris. Foi nesta última que Madeleine começou a cantar nas ruas e a frequentar clubes de jazz, nos quais mais tarde começou ela própria a dar espectáculos.
São muitos os que a apontam como percurssora da obra de Billie Holiday. Há nesse sentido uma expressão que eu acho muita piada (e que está na sua biografia oficial): os smoke-and-whiskey vocals comuns a Madeleine e a Billie.
Madeleine não é uma artista de grandes holofotes (leia-se mediatismo). Disso mesmo dá conta o longo período temporal que medeia o lançamentos dos seus discos ou a discreta publicidade que é feita à sua volta. Talvez voluntariamente e devido, digo eu, a essa sua vivência nos seus primeiros anos como chanteur de rua.
Da sua discografia conheço Dreamland (o seu primeiro disco, 1996) e Got You On My Mind (com William Galison, 2004). Neste mesmo ano (2004) lançou também o muito aclamado Careless Love, que ainda nã tive oportunidade de escutar. Há dois anos Half the Perfect World foi o último disco editado.
Em ambos os discos que conheço predominam os blues, o jazz, o soul e o folk. Todavia, penso ser em Dreamland que a voz de Madeleine vem mais ao de cima, num tom tão doce quanto senhoril.
A última passagem de Peyroux por terras lusitanas aconteceu em Julho passado, no Convento de Mafra, no âmbito do (tão rico) Cool Jazz Festival.
Como me me suscitou curiosidade a vida itinerante de Madeleine como artista de rua, o clip abaixo dá-nos a conhecer uma jovem de 17 anos, em Paris, a cantar como gente grande. Ilumina-me ainda um pouco aquele imaginário da Paris intelectual, cultural, boémia...
A música é Getting some fun out of life, presente em Dreamland. Música que é, originalmente, de Billie Holiday... coincidências :) Diga-se que a letra é um pueril hino ao carpe diem:

When we want to love, we love
When we want to kiss, we kiss
With a little petting, we're getting
Some fun out of life


Madeleine Peyroux @ Paris live in 1991



Madeleine Peyroux Home Page

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)