domingo, 5 de abril de 2009

Call Me


A rua volta a acordar depois de quase 3 semanas!
E para primeiro disco de Abril, chega a bomba de estreia de D-Nice: Call Me D-Nice, de 1990.
D-Nice é um produtor, dj e rapper membro do lendário grupo Boogie Down Productions, juntamente com o KRS e com o dj Scott La Rock. Deste último há um mix engraçado com alguns dos beats mais conhecidos do Criminal Minded (1987) e do By All Means Necessary (1988) - qualquer coisa como Scott La Rock Boogie Down Productions mega mix - os dois primeiros discos do grupo.
Quanto a D-Nice, apresenta no historial, para além do album de hoje, o To tha Rescue (1991), que ainda não tive oportunidade de ouvir.
Call Me D-Nice começa logo a abrir quando se ouve uma voz off perguntando: "Is that a turntable? Well get on it... it's your turn!" É a primeira música do disco - Crumbles on the table - beat funky com muito scratch e batucada! Nice, indeed!
A faixa 3, Glory, vai até à guerra civil norte-americana: "Back in the civil war days of 1863 was the year that free blacks would try to adapt as soldiers". Letra muito interessante sobre a luta negra na América branca. O refrão - samplado de um discurso, parece-me - é muito forte: "Courage, spirit, and honor... on the path to find Glory!". Alusão ao Paths of Glory do Kubrick?
Em The TR 808 Is Coming entra em cena KRS-One aka The Teacha (!). Som calminho onde, enquanto D rima, KRS vai fazendo umas macacadas no background. Faz lembrar muitos artistas da tuga que hoje soltam interjeições animadas enquanto outro está a rimar.
Passamos para It's Over, beat com a voz feminina de Dawnn Levis, cheio de soul. Muito bom mesmo... foi aqui que o P. Rock e o CL vieram buscar inspiração para a Take you there. :)
Até ao fim do disco, entre A Few Dollars More, It's All About me, Pimp of the Year e And you don't stop é puro entretenimento com rimas vivas e bem-dispostas debitadas em cima de beats onde o funk é uma constante. Muito bom para tocar num festa ao lado de um James Brown ou de uns Kool&theGang, por exemplo.

Ficam alguns beats (os que encontrei) deste disco. De clips não há registo no youtube, pelo que deixo um outro clip da They Call me D-Nice, beat aque aliás não sei de que disco faz parte.


Crumbs On The Table - D-Nice


The TR 808 Is Coming - D-Nice


Its Over Now - D-Nice

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)