sexta-feira, 10 de abril de 2009

the good college days*


É realmente bom voltar a ouvir, passado tanto tempo, um super disco como é o College Dropout (2004). Kanye West, pois claro.
Hoje em dia, tenho uma aversão perto do patológico pelo Kanye. Está gabarolas, arrogante e não passa um mês sem dizer um disparate. Mas é também hoje, com outros olhos, que apreendo toda o génio e qualidade do artista. College Dropout permite-me esquecer o Kanye-poser e deliciar-me com o Kanye-superprodutor.
College Dropout foi galardoado com todos os prémios e mais alguns, quer por autoridades especializadas na matéria (hip hop), quer por revistas e publicações sobre música em geral. Vale a pena atentar neste excerto da wikipédia:

It was nominated for the Album of the Year Grammy Award, and won Best Rap Album and Best Rap Song for "Jesus Walks" in 2005. It was voted as the best album of the year by Rolling Stone magazine and in The Village Voice Pazz & Jop critics poll, was ranked #1 in Spin magazine's "40 Best Albums of the Year", and received a near-perfect 4.5 mic rating from The Source. Comedian Chris Rock has attested to listening to The College Dropout while writing his material.In 2005, Pitchfork Media named it #50 in their best albums of 2000–2004. In 2006, the album was named by Time magazine as one of the 100 best albums of all time.Entertainment Weekly listed the album as the 4th best album of the past 25 years. The album has sold 3 million copies.

Recorde-se que era o primeiro disco de sempre de K. West e que contou com convidados de luxo (Mos Def, Jay-Z, John Legend, Talib Kweli, Common, Jamie Foxx, entre outros). Composição, arranjos e produção, tudo nas mãos do rookie.







*Pelo seu impacto na música-norte americana, não seria de estranhar que este disco fosse aqui apresentado na rubrica Capas.

3 comentários:

  1. não vai ser a informação da tua vida, mas caso haja algum simbolismo na coisa, este foi o último cd de hip hop que comprei.
    e a partir de agora, estou à procura da versão vinil.

    ResponderEliminar
  2. eheheh... excelente escolha para último disco! Mas se quiseres agora voltar a comrar um cd de hip hop, não compres o último dele! :)
    É fácil de encontrar o vinyl. Creio mesmo que em qualquer grade superfície (FNACs e afins) que venda vinys, o encontres. Se não o encontrares, pedes para encomendar e eles arranjam-te.
    Se quiseres no imediato, tens muito por onde procurar, e muito perto da nossa fac. Em cedofita, na Jojos, na rua do almada, no artes em partes,...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Este álbum é uma delícia, a todos os níveis. Já a nova fase de Kanye realmente não é nada entusiasmante. Sempei, que comigo partilha o blog, é o maior fã e defensor do trabalho de Kanye que eu conheço. E até ele não consegue ouvir o seu último disco.

    Abraço.

    ResponderEliminar

scratch(s)