quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"What is a DJ if he can't scratch?"


... é umas das tracks mais poderosas de On the Nile (1984), álbum de estreia de Egyptian Lover. Foi com ele e com outros como Arabian Brother ou, claro, Afrika Bambaataa (Planet Rock também data de 1984), que o Hip-Hop começou a ganhar forma, a partir dos contornos electrónicos dos então (e hoje!) super-inovadores Kraftwerk.
Deste disco sente-se o electro com beats muito vigorosos, os primeiros synths a darem o ar da sua graça, orgãos psicadélicos, scratchs abusados e, de quando em vez, Egyptian Lover a rappar, quase sempre num discurso sexual e de "come on, let's party". Nota-se que a componente sonora ainda se sobrepunha aqui à do rap. Na verdade, a cena electrónica era aqui a novidade e assumia papel central. Só uns anos mais tarde, com a redução dos bpm e com o papel do MC a tornar-se tão central como o do DJ, é que passamos a encontrar discos de rap dito "clássico" - era o aparecimento dos De La Soul, os EPMD, os NWA, os Beastie, os Boogie Down, entre outros. Embora, é certo, com tonalidades sonoras diferentes - entre a cena jazzy dos De la Soul, os beats duros dos EPMD e dos NWA ou o punk e o funk dos Beastie vai uma distância estética assinalável.

Este disco vale, a meu ver, não tanto pelo seu valor histórico - como precursor do Hip-Hop ou de outras correntes psicadélicas mais ou menos electrónicas [oiço neste momento "I Cy (night after night)" e lembro-me de Prince] - mas sim pelo seu valor autónomo, dentro do género electrónico. É uma verdadeira bomba oldschool, entre o dark e o surrealista, e óptima para dançar.

Egypt, Egypt


What is a DJ if he can't scratch?


My House


Girls

2 comentários:

  1. por acaso quando vi a cara do meninho~, ainda antes de ler o texto, pensei logo que fosse uma bollywood super-star hehehe

    ResponderEliminar

scratch(s)