terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Notorious



Está próxima a estreia do filme Notorious BIG, filme sobre o polémico rapper com o mesmo nome e mitificado desde a sua morte (1997, um ano depois do assassinato de Tupac Shakur) em circunstâncias ainda hoje pouco claras.
Desde co-fundador, a par de outros, do chamado gangsta rap à inimizade feroz (depois de uma grande amizade) com Tupac Shakur (a outra grande estrela do rap à época); desde um dos maiores prodígios n arte do freestyle a autor de alguns dos maiores clássicos da cena hip hop norte-americana dos anos 90; Notorious BIG é, acima de tudo, e como já se disse no início, polémico. Tal como Shakur, gerador de amores e ódios. Como, aliás, qualquer artista que faça da sua música uma perfeita expressão, quase sem reservas, do que é a sua vida e o que pensa sobre ela. Sem rodeios. Nu e cru.
Pessoalmente, Notorious não é, nem de longe, nem de perto, um dos meus rappers preferidos. Não pelo facto de, ao invés, ser um admirador do legado de Tupac. Apenas porque BIG nunca teve uma dimensão lírica como outros rappers da mesma época que aprecio. Notorious é duro nas palavras, directo sobre aquilo que fala (mulheres, fama, ciúmes e rivalidades, etc.). Por isto mesmo, é considerado um dos fundadores, a par de outros como os NWA ou o Ice-T, do hoje tão mediatizado gangsta rap. Ora para quem acompanha com alguma regularidade este blog, certamente que já se apercebeu de que o hip hop de que eu gosto não passa por essa vertente. Quanto à questão mais complexa de saber se este gangsta rap é, afinal, verdadeiro rap, isso deixo para os mcs dizerem de sua jsutiça. Desde que não exagerem, pois também já estou completamente saturado de ouvir um disco onde um mc passa as 12 ou 13 músicas a auto-intitular-se como verdadeiro e a xingar no mc falso, fake, não-real. Há tanta coisa no mundo para falar...

Voltando a Notorious, dizer, enfim, que são excelentes beats para tocar numa festa ou ouvir por casa, numa de chillar. O flow é sedutor e BIG sabe rimar com classe. Mas, lá está, naquele registo gangsta, embora por vezes também encontremos letras de forte introspecção existencialista e dramática q.b.
Quanto ao filme, pelo trailer, parece-me mais uma daquelas historinhas hollyodescas. Não pela história da pessoa em si, mas pela forma como é contada. Mas será sempre um filme obrigatório para todos os amantes do hip hop mais oldschool, permitindo-nos voltar àquela golden age dos anos 90 e ver o movimento todo a crescer. De West a East...
Rest in Peace!

Notorious BIG The movie trailer


Big Poppa


Mo Money Mo Problems


Juicy

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)