quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

viagens


Agora que estou de partida para outras terras, lembrei-me de abrir aqui o mapa de uma das aventuras mais melodiosas da música portuguesa nos últimos 20 anos.
Viagens (1994) é um disco cheio de estilo, glamour e boa vibe. Embora à época do seu lançamento eu fosse ainda uma criança, creio ter sido um pequeno terramoto na música portuguesa. E note-se que era o primeiro disco de Pedro Abrunhosa...
Viagens é, para mim, um disco fantástico. Pelo sonoridade (preste-se a devida homenagem aos Bandemónio), pela irreverência e pela poesia de Abrunhosa. Quanto a esta última, acho que é capaz de gerar amores e ódios. Eu pessoalmente aprecio muito. Abrunhosa é inovador e diversificado também no canto, na medida em que fala, rappa, canta, declama,...
Abrunhosa, mais do que o tipo dos óculos escuros, é um músico complexo, capaz do melhor e do pior. Ora este Viagens faz parte indubitavelmente desse melhor...
Muito mais gostaria de dizer sobre Abrunhosa e sobre este disco, mas neste momento resta-me pouco tempo para descansar e partir. Oportunidades não faltarão!
Quanto à rua, ela estará por estes dias envolvida por uma acalmia ensolarada, afastados que estão, ao que parece, os dilúvios. Apenas no chilling do dia-a-dia poderei ir fazendo umas actualizações. Quem sabe com umas descobertas musicais empoeiradas por terras sicilianas. :)
Peace!

Viagens


Não posso +


Socorro



Tudo O Que Eu Te Dou - Pedro Abrunhosa

2 comentários:

  1. Digamos que o Abrunhosa tinha muita sorte em fazer-se acompanhar dos Bandemónio (que tinham como membro, por exemplo, o João Pedro Coimbra, hoje mentor dos Mesa, com os quais podemos simpatizar ou não, mas a quem temos de reconhecer pelo menos criatividade e mestria).
    Sempre gostei das músicas, bons poemas, boas composições, mas a voz do Abrunhosa nunca criou muita simpatia pelos meus lados, confesso :) É como aqueles temas que não apreciamos muito, brincamos com a voz do cantor, mas fica no ouvido e cantamos sempre.
    Sem dúvida um pedregulho (daqueles bonitos) na música portuguesa!

    ResponderEliminar
  2. eu pergunto quem é a pessoa que nunca derramou uma lágrima ou uma espécie de saudades ao ouvir a última música que aqui deixaste. é simplesmente dos temas de amor mais bonitos que já ouvi.

    ResponderEliminar

scratch(s)