sábado, 2 de maio de 2009

La Haine featuring CUT KILLER

O filme é o La Haine ("O Ódio", 1995), de Mathieu Kassovitz. Rodado maioritariamente num bairro dos subúrbios de Paris, a fita pretende fazer um retrato social dos jovens e do seu dia-a-dia. Para muitos um filme de culto, é para mim um amontoado pouco inteligente de clichés sobre racismo, violência e estereótipos. Não que eles não existam (à época e hoje!); só que em 1995, depois de tanta coisa já feita na mesma linha, podia esperar-se algo mais original e menos superficial. A questão não está em repetir o tema; está na forma como o fazemos. E quando a forma adoptada é quase sempre a mesma, a intenção de quem filma pode até funcionar contra sua vontade: banalizam-se os problemas, vulgarizam-se as lutas sociais.

O que queria mesmo trazer para aqui é este momento fantástico do DJ Cut Killer. Entre o "Nique La Police" (dos NTM) e o intemporal "Non, je ne regrette rien" de Edith Piaf, fica um espectáculo de técnica nos pratos. Veja-se também as rodas de break:

(a soul inicial é do Isaac Hayes)

6 comentários:

  1. Essa cena inicial é tão clássica! Comprei o filme em cassete e já o vi montes de vezes, é o meu filme favorito de sempre.

    ResponderEliminar
  2. gosto particularmene do Cut Killer com ar de miudo nervoso e mortinho por partir a loiça... :)

    ResponderEliminar
  3. Realmente um momento fantástico que este filme nos presenteia, depois de algumas visualizações, essa parte é aquela que fica sempre no ouvido e ficamos a repetir várias vezes só para ter o prazer de ouvir uma vez mais aquele som.

    ResponderEliminar
  4. Hm... Pelo que me pareceu, o Cut Killer usou o Sound Of The Police misturado com o Nique La Police e nao apenas o Nique La Police, o que no fundo vai dar à mesma coisa lol

    Mas grande trabalho nos pratos, no doubt!

    ResponderEliminar
  5. Pois, é isso. O som original, original, é do KRS. O mix é dos NTM. Mas "no fundo vai dar à mesma coisa"!

    Obrigado pela visita!

    ResponderEliminar
  6. esta muito boa esta cena.boa musica e uma constante deste filme, mas de facto esta cena esta espectacular, das melhores do filme(fusao filme(fotografia)+ musica)
    outra parte do filme com boa musica e esta http://www.youtube.com/watch?v=sPS7kd8ir5w .a musica e dos Expression direkt e chamasse "Mon Esprit Part en CouiIIe", ja agora, deixo aqui o video para poderes apreciar melhor, http://www.youtube.com/watch?v=jeZCbzuu0tw.
    Grande abraço

    ResponderEliminar

scratch(s)