quinta-feira, 28 de maio de 2009

Representin' Lovely

Que o Sem Cerimónias (1997) é, aconteça o que acontecer, façam os Mind da Gap coisas muito boas ou muito más, um album incluido no top5 dos melhores de sempre do rap português, ninguém tem dúvida.
O que muita gente se poderá ter esquecido é que neste mesmo album, para além de todas as bombas ("Coalizão", "Como quem", "Dedicatória", "És como um don", "Falsos amigos", "Mestres sem cerimónias", "Nortesul", "O inimigo foi vencido", "O mundo é teu", "Oficiais MC'S", "O que seria de mim" e já estou quase a passar o disco a pente fino...) há uma beat muitíssimo arrojado. À época e hoje. Já alguém ouviu algum rapper português a tentar rimar do princípio ao fim em inglês com alguma consistência?
Em 1997 (!), os Mind Da Gap fizeram-no. Ou melhor, Ace fê-lo. Em "Representin' Lovely" temos um grande beat e um grande Ace em inglês. É corajoso, arriscado. Mas saíu muito bem.
Acho que ninguém dá o devido valor a isto...

3 comentários:

  1. Gosto muito da Representin Lovely e de várias outras músicas desse cd mas... não faz parte do meu top 5. Não diria que é um clássico de que não gosto, apenas não me fascina completamente.

    ResponderEliminar
  2. ei! Obrigado pela visita! :)
    Ehehe... pois, quando escrevi o texto sabia que haveria sempre alguém que pudesse pôr em questão o "top5". Bem, eu acho que faz parte desse top, de facto. Não só pelo disco em si mas também - e talvez seja por isto o carinho especial, por ter sido o meu primeiro disco de hiphop, a par com o Iniciação a uma vida banal (DW - por ter preenchido uma grande parte da minha adolescência e das suas descobertas. Este disco foi como que uma banda sonora dessa altura.
    O primeiro concerto de HH que fui foi com os MGD, com este disco, na então nova fnac do santa catarina, aqui no porto. Era todo um novo movimento que me deixou boquiaberto...
    Por tudo isto, este disco tem para mim um lugar muito especial!
    E bem, já estou a entrar na lamechice... :)

    A representin lovely é uito forte... e em inglês!

    ResponderEliminar
  3. É sempre difícil fazer-se um top, mas independentemente disso "Sem Cerimónias" é um clássico do rap português. Eu gosto bastante.

    Abraços.

    ResponderEliminar

scratch(s)