quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

blaksomething


Numa altura em que muitos elaboram extensas listas dos melhores discos de 2009, e não tendo eu a boa vontade (nem paciência, tempo e coisas que tais) para também o fazer, aproveito para me interrogar sobre alguns desses discos. (Excusado será dizer que a interrogação incide apenas no disco em si, não sendo portanto qualquer tipo de crítica subreptícia a quem o escolheu (que nem sequer conheço, como é o caso), ou aos seus gostos e à sua maior ou menor ponderação na escolha. Não é nada disso que se pretende naturalmente).
No nº 27 do top de discos de 2009 do Bodyspace, figura o álbum Blakroc, dos Blakroc. A crítica é impressiva:

"À partida, misturar rap e rock não seria lá muito complicado. Afinal, para parafrasear Kyp Malone dos TV On The Radio numa entrevista do Bodyspace há uns anos: "Haverá algo mais rock'n'roll que os Public Enemy?" A ideia do DJ como banda foi explorada em "Bring The Noise", uma das melhores malhas de sempre, mas a mistura entre o rap e o rock raramente deu bons resultados. E, quando deu, pendia sempre mais para um lado que para o outro. Por cada momento da época de ouro de Rick Rubin na Def Jam e malha dos Run DMC, Beastie Boys ou do LL Cool J há um disco do Jay-Z com os Linkin Park. Os exemplos são incontáveis. Os Sonic Youth tinham a "Kool Thing" com o Chuck D, os R.E.M. tinham a "Radio Song" com o KRS-One, mas raramente houve uma mistura tão incrível de rock bom e rap bom. O projecto dos Black Keys veio mudar essa merda totalmente. Foram anos para chegar a uma coisa assim: bom gosto, boas malhas, boas rimas, bons rappers, bom tudo. Até dubstep há. E tem as duas vertentes nas medidas certas. Não é um caso tipo Roots, em que uma banda toca hip-hop, é mesmo mesmo uma banda de rap-rock. Era algo que já devia existir há anos. E, felizmente, agora existe".

Foi com natural avidez que corri para ouvir este disco. E muito desiludido fiquei.
É certo que, como o texto alude, a musicalidade deste disco não pende nem mais para um lado (rap) nem para o outro (rock). O problema é que não pende para lado nenhum! Antes de mais, não estamos a falar de rock'n'n roll a la Public Enemy; não é rock explosivo, festivo ou "de combate" (a única excepção é, talvez, a faixa "Done Did It"). É um rock invernoso, com guitarras lânguidas e baterias muito certinhas do princípio ao fim. Não há disparates, loucuras: não é uma rockalhada, ponto.
A pergunta é: isso é por culpa da dimensão rap que o disco pretende ter? Não, não me parece. Os mcs (de luxo, diga-se) estão bem enquadrados com os drums, têm flow, têm boas rimas (afinal de contas estamos a falar de pesos pesados como Q-Tip, Mos Def, Pharoahe Monch ou RZA). Mas o que falha, então? No global, falha tudo, à excepção de 5 ou 6 faixas. A sonoridade é insossa, não atinge picos; as melodias são soturnas, escuras e a monotonia de algumas delas fazem-nos pedinchar desesperadamente por uma MPC e meia dúzia de vinys de soul e funk dos 70's.
Se o prisma de ver a coisa for pelo experimentalismo, pelo ambiente híbrido (demasiado...) que a sonoridade sugere, então Blakroc marca alguns pontos. Se não for isso, este é um disco que não vai ser lembrado por ninguém daqui a uns anos...
Para o quadro não ser tão negro, ficam a tocar as (poucas) faixas de que gostei. Fica o convite a opinião (radicalmente) contrária! :)

Quanto às comparações que são feitas na crítica do Bodyspace, confesso que se os Beastie não são uma banda de "rap-rock", então não sei o que serão os Beastie nem o que será uma banda de "rap-rock"...

On The Vista feat Mos Def



Done Did It (feat. Nicole Wray and NOE)


Stay Off The Fuckin Flowers (feat. Raekwon)

2 comentários:

  1. Confesso que ainda não ouvi este álbum mas já tinha lido algumas coisas que o davam como interessante. Afinal, não partilhas da mesma opinião... Já nem sei se o hei-de ouvir! :D É que há tantos álbuns que saíram o ano passado que eu não ouvi ainda... Provavelmente este irá ficar então para trás na minha lista! :P

    Abraço, Francisco.

    ResponderEliminar
  2. Não, pá, ouve na mesma! Talvez gostes! Eu como ia com expectativas altas, não gostei. Tu, depois desta minah apreciação, como vais com expectativas baixas... talvez te surpreendas! :)

    big up

    ResponderEliminar

scratch(s)