segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Emancipation



Falar de Prince é, por natureza, difícil. Corre-se sempre (sempre) o risco de deixar uma série de coisas por dizer, pormenores por apontar, peculiaridades por frisar. Por isso mesmo, não me vou alongar muito. Prince é das melhores coisas que eu conheço na Música. Porque a Música transpira nele todas as suas idiossincracias: a beleza, a excentricidade, a surpresa, a cor, o estado de espírito, o movimento, a luz, a soul, a reflexão,... Justamente por isso, é Prince um dos pilares a partir do qual se desenvolveu uma grande parte da boa música norte-americana dos 80' e 90's.

Falar sobre os discos de Prince é igualmente difícil. Por um lado, porque dos que conheço (e são muitos) não há um de que não goste, logo torna-se difícil ser rigoroso e criterioso; por outro lado, porque, mais do que gostar, considero-os a todos, obras primas. Não necessariamente por cada um ser o melhor disco do mundo, mas por todos serem, cada um à sua maneira, brilhante.
Em vez de palavras, sempre insuficientes para a virtuosidade que está em causa, vou pois deixar aqui o primeiro de muitos discos que por aqui passarão. De um artista único. Todos são, diram alguns. Não, não é verdade. Este é unicamente único.

Começo pela fim da década de 90, o que parecerá estranho porventura. Acontece que este é para mim um dos discos que, não sendo um best of, compilação, colectânea nem nada do género, faz, involuntariamente, uma súmula fabulosa da música de Prince desde o For You (1978). Falo pois de Emancipation (1996), disco de 3 volumes, que traz na capa o símbolo indecifrável celebrizado por Prince. Digo súmula porque nos deparamos com um fenómeno sonoro inclassificável: soul, funk, rnb, hip hop, rock, psicadélico, pop, country, techno/progressive. Para uma melhor identificação com o que tento dizer, ficam alguns registos que abarcam toda essa super-dimensão estética. São mesmo só alguns, porque das 36 faixas, eu adoro 34 ou 35...
Aliás, para fazer isto bem feito, era escrever sobre cada volume em separado. Mas neste momento o tempo não abunda.
Ladies and Gentleman:


Jam of the Year - Prince


Slave - Prince


New World - Prince


One Kiss At A Time - Prince


Right Back Here in My Arms - Prince


Somebodys Somebody - Prince


The Human Body - Prince


Emale - Prince


Face Down - Prince


Da, Da, Da - Prince

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)