terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Improvisos: Common

O improviso de hoje insere-se no espírito da arte da spoken word, arte da qual é indissociável o nome dos Last Poets, grupo que a partir da década de 70 deixou uma marca indelével no movimento negro dos civil rights, ao lado de tantos outros como Curtis Mayfield (much love) ou Marvin Gaye (much love!), só para citar alguns.

No microfone está Common, um dos artistas para quem o meu coração tem um sítio muito especial. Não sei bem o porquê de ainda não ter aqui tocado qualquer um dos seus belíssimos discos. Na verdade, chego mesmo à conclusão que são poucos os músicos de quem mais gosto que por aqui já tenha falado. Talvez seja um pouquinho de egoísmo em partilhá-los, não sei...

O registo de hoje passa-se no Def Poetry, programa apresentado pelo rapper Mos Def, outro nome maior da história do Hip Hop americano. A solo ou em conjunto (nos BlackStar com Talib Kweli), Mos Def é um peso pesado no uso da palavra. A qualidades dos seus albuns comprova isso mesmo. Se quiserem saborear um pouco, vejam o clips da "Respiration", "K.O.S (Determination)" ou ainda "Redefinition".
Não obstante este repertório, Mos Def é também apresentador do programa Def Poetry (dirigido por Russell Simmons), que passa no canal americano HBO. Em Def Poetry, músicos e amigos de Mos Def são convidados para pequenas sessões multifacetadas de poesia. O resultado é delicioso.
O link justifica-se apenas para que possíveis leitores de outras paragens não tenham a estranha sensação de dejavu.
Permitam-me: Silêncio, que se vai improvisar.

1 comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=a1G7uJLIm08&feature=related

    Abraço

    ResponderEliminar

scratch(s)