sábado, 10 de janeiro de 2009

na selva


A Tiger Dancing (2004) foi o disco que me deu a conhecer os americanos Heiruspecs.
As expectativas que tinha a seu respeito eram muito altas, dada a comparação que muitos fazem entre os Heiruspecs e os The Roots (big up!). Talvez por isso acabei por ficar desiludido com o que encontrei.
É certo que no que toca à formação, as semelhanças com os Roots são algumas: live band entre o hip hop, o rock e o indie. Mas depois a sonoridade está a anos-luz da banda de Black Thought e ?Love. A meu ver, é uma música bem mais infantil, ligeira, ingenuamente melódica. Lembrou-me, não os Roots, mas bandas como os Gym Class Heroes, por exemplo. Não que não os aprecie (os Gym); mas entre isso e os Roots vai uma distância incomensurável. A sonoridade nos Heiruspecs é um pouco adolescente: enquanto os ouço, vêm-me à memória, além dos Gym, os Limp Bizkit [nos tempos do Significant Other (1999) e do inolvidável Chocolate Starfish and the Hot Dog Flavored Water (2000)], embora num registo muitíssimo menos metalizado. Também enquanto ouço, sinto que a atmosfera algo adolescente de que falo é em grande parte devido à voz do vocalista, embora as letras sejam interessantes... Mas bem, vejam o clip e tirem as vossas conclusões.
Digamos que se os Roots são os Leões, entao os Heiruspecs serão os tais Tigres. E os Leões são sempre os reis da selva...

Heiruspecs - 5eves

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)