quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Como a barrinha do lado direito já tem homens a mais



voltamos às mulheres. E voltamos com uma com M grande: Chaka Khan é uma das divas do funk e da soul norte-americana. Mais uma vez, foi também com Guru e o seu Jazzmatazz (com Chaka Khan em Watch What You Say) que tive a oportunidade de conhecer esta senhora.

Naughty (1980) é o primeiro disco da sua autoria que aqui toca. Não sendo por certo a data de um disco que o define como característico de uma determinada época, a verdade é que este Naughty deixa fluir o que os eighties trazem à memória de jovens como eu que não estiveram lá: muito funk alternado com toadas mais melancólicas (Nothing's Gonna Take You Away). Há faixas deste disco, como Papillon ou Our Love's Danger, que me fazem pensar em Aretha ou nas Supremes. Além das inevitáveis diferenças no canto, talvez Naughty seja menos... tradicional, no sentido em que apela para a pista de dança de um tipo de clube temporalmente mais perto de mim. Mas isto é só uma opinião de um jovem saudoso e curioso por aquilo que não viveu. Para o caso, esses mí(s)ticos anos 80.
Ficam duas músicas deste disco e ainda o clip de Chaka com Guru.

P.S. 1 - Adoro a capa do disco!
P.S. 2 - Neste disco e noutros mais para a frente, Chaka aparece bem jeitosa. Hoje em dia, à semelhança de Aretha, cresceu um bocadinho para os lados. :)


Naughty (só música)



All Night's All Right (só música)



Watch What You Say (com Guru em Jazzmatazz vol.2: The New Reality, 1995)

Sem comentários:

Enviar um comentário

scratch(s)